Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora nos posts. Fiquem calmos que, com certeza, eles chegarão com frequência semanal.
Tive que me deslocar para uma cidade "vizinha" essa semana para me encontrar com parceiros comerciais… Andei até de trem bala, foi show! :D
Quanto à questão da segurança, aqui acontece o mesmo que em qualquer outro lugar do mundo: geralmente, quem se mete em confusão é quem procura o que não presta.
Se você está vindo à China em busca de prostitutas, drogas, armas ou qualquer outra coisa ilícita ou moralmente reprovável… Você é um sério candidato a tomar um cano gigante, por motivos óbvios - você conseguiria explicar que "Nariz de porco não é tomada" ou que "Boi deitado não é vaca" em Mandarim?
Eu também não. Por isso não me meto com nada disso.
Para um pacato cidadão, a sensação de segurança é inevitável pelos motivos abaixo:
- Aqui o porte de armas é terminantemente proibido. Somente militares e pessoas responsáveis por transporte de valores (EM SERVIÇO, nos dois casos) portam armas. Não lembro de ter visto policiais armados;
- Os locais por onde costumo transitar são sempre muito movimentados, são corredores comerciais.
- Ladrões não são muito queridos por aqui (diferentemente de Brasília). Se alguém tiver a menor oportunidade de pegar algum, vai descer-lhe o sarrafo!
Ainda assim, numa série de outros contextos há uma grande sensação de segurança.
Já andei em lugares semi-desertos à noite, sozinho, sem qualquer problema.
Estou começando a achar, inclusive, que os chineses têm mais medo de mim do que eu deles! Possivelmente, isso se deve à minha estatura (um pouco elevada nos padrões chineses - mas também tem chinês alto, dentre eles o Yao Ming) e ao meu outfit mais comum: botas de maníaco (uso umas Timberland de operário de construção, pra poder pisar nas poças - bem comuns com esse clima daqui - sem molhar os pés) e moletom com capuz levantado, quando não estou trabalhando.
Um dos meus colegas chineses disse que um de seus clientes já foi assaltado por um cara com faca e reagiu, sofrendo cortes nos braços. De qualquer maneira, tirando esse caso, nunca ouvi falar de qualquer assalto a gringo.
Os locais costumam colocar as mochilas e outros pertences nos porta-malas dos carros, alegando que tem gente que quebra as janelas para roubar coisas no interior do veículo. Também só me parece boato, nunca vi um caso concreto.
Para se ter uma idéia de como as coisas são aqui (na verdade, em Hong Kong), já peguei um metrô na hora do Rush, saindo de uma Apple Store até um hotel com uma sacola transparente com logotipo da Apple recheada de um MacBook Pro nas costas - sem despertar qualquer olhar de cobiça.
É, nenhum. Nem um flerte de leve. :~
Apesar de tudo isso, ainda mantenho alguns costumes de brasileiro… Dentre eles, mudar a carteira do bolso traseiro para o dianteiro em locais muito tumultuados.
Sabe como é, né?! Seguro morreu de velho... E desconfiado é vivo até hoje! ;)
Nossa, pelo jeito que você disse a China parece ser bem mais segura do que aqui! =) Acho que só pelo fato do porte de arma de fogo ser proibido, já ajuda bastante na sensação de segurança. E me parece também que, em razão do governo ser mais repressivo, as pessoas temem mais as autoridades do que aqui, onde a impunidade é quase que certa, não é? Beijos!
ResponderExcluirEu não diria que o governo aqui é repressivo. Sério. A pessoa tem muita liberdade.
ExcluirMas, de fato, a propria população não deixa a galera escapar impune... Bem observado, gata! ;)
Apesar dos olhos puxados, estão sempre de olhos abertos. Deveria levar a força alguns políticos de Brasília, e mostrar que é possível , ou até melhor...descer o sarrafo!! Já que ladrões não são bem-vindos (Rs.....).
ResponderExcluir