Depois desse tempo aqui, ouso dizer que a minha maior dificuldade tem sido a língua. Certamente, terei outras broncas maiores pela frente - mas nesse exato momento o problema da comunicação tem sido um atraso no minha vida.
Aqui na província de Guangdong a língua materna é o Cantonês. Todavia, o idioma oficial da China é o Mandarim - ensinado nas escolas e universidades.
Bom, optei por aprender Mandarim por seu o idioma mais falado.
Show… Mas... E aí?
Até agora só consegui dar uma rápida olhada no livemocha.com, que me garantiu só "oi", "obrigado" e "tchau" - não sei nem dizer "por favor", imagine "desculpe"... Estou me virando na brutalidade, mesmo!
Tento absorver alguma coisa que eles falam nos restaurantes ou na rua, mas não sei nem que idioma é… O negócio é complicado.
Os caracteres, então… Lembro de ler, não sei onde, que o Mandarim tem algo em torno de 30 mil caracteres - mas sabendo algo em torno de 4-5 mil você já lê o Jornal de boa.
Parece fácil, mas começa a complicar: o som do caractere é escrito em "Pinyin", ou seja, nossas letrinhas; quando você lê algo escrito em Pinyin pra eles, é impossível acertar a pronúncia - eles acabam sem entender nada - é bem frustrante. Quer um exemplo?
Em português, "entrada"; Em mandarim: "入口"; Em Pinyin: "Ru Kou" (pronuncie do jeito que você imaginou). Agora escute só a maneira certa de dizer, clicando aqui.
Sentiu o drama?
Ainda piora, vejam o vídeo abaixo recomendado por minha amiga Gabi que, por coincidência, também está na China:
Sidney, seu mobral, porque você não procura um curso?
Bom, estou tentando fazer isso. O problema é que aqui (em Foshan) só tem cursos de inglês para chineses, eles nunca tem turmas de chinês para gringos :T
Possivelmente devido à maior parte dos gringos que se encontram por aqui estar meramente de passagem, fechando negócios.
Agora vamos a um exemplo prático da barreira na comunicação: estou interessado em comprar uma bicicleta para me deslocar de casa até à minha futura academia (só vou malhar depois que comprar essa bike!) e depois fazer o caminho contrário. Diariamente.
Estou querendo dar uma olhada numa Merida Matts TFS 900, ou algo parecido. Simples, é só ir até a loja, apontar para a bicicleta, entregar a calculadora pro cara colocar o preço, pagar e voltar pedalando. Só que não.
Pra chegar na loja, preciso saber onde ela fica. Aí está o "X" da questão: como diabos descubro isso?
a) Olho no google?! Péeee - resposta errada!
b) Uso um site de busca chinês, tipo o taobao.com?! Clica no link aí pra você ver…
Por enquanto estou me virando com "babás" chinesas, que me levam pros lugares e falam por mim. Mas em alguns momentos mágicos (como a compra de uma bicicleta), não queria precisar da ajuda/boa vontade de mais ninguém :T
A parada aqui é tensa, mas é show de bola!
Amigo esse foi o post que eu mais ri.
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkkkk
Fiquei me imaginando no seu lugar... ja tinha chorado e pedido arrego.
Mas nada como o tempo e a força de vontade.
Jaja vc vai estar se virando bem demais no Mandariim.
Eu não vejo a hora de te encontrar e ouvir todas as loucuras já vividas por aí. Lendo seus posts, fico imaginando você falando... Isso rende booooas risadas!! Kkkk
ResponderExcluir