segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tentativa de delícia #1


Bom, antes de falar de comida apresento pra vocês um "tutorial" sobre boas maneiras à mesa (pelo menos nos moldes chineses). Para não ficar falando/descrevendo, estou linkando aqui um vídeo do YouTube. Ele vem de um canal que me ensinou a maior parte do que sei sobre os costumes chineses:


Agora vamos ao tópico principal: comida na China.
  1. Da apresentação dos pratos - As porções são relativamente pequenas. O interessante é que todas as mesas tem aquela parte central giratória, para que todos possam se servir de qualquer prato. O que você pede não é exclusivamente seu - fica à disposição dos demais. Fique à vontade para provar o que quer que esteja na mesa. Obs: Se você não gostou de alguma coisa, deixe no prato; Se você devorar muito rápido, eles vão achar que você gostou e te servir mais!
  2. Das quantidades - A galera curte banquete aqui. Pedem muita comida - tanto em termos de variedade de pratos quanto em quantidade da porção. Geralmente, um banquete show de bola tem mais de 10 pratos diferentes na mesa.
  3. Dos pratos - Essa é sem dúvida a parte mais tensa. Vejam a situação: o camarada te convida para desfrutar de iguarias da região dele; ele pede quantidades cabulosas de comida; pede que você prove antes de qualquer outra pessoa na mesa; olha o tempo todo na sua cara pra ver sua reação. As iguarias são: pé de galinha ao molho mais escroto que você possa imaginar, espetinho de pardal, uma danada de uma sopa de flor de lótus com o que imagino que seja carne porco - sem gosto de nada - e a parte mais doidera: chega na mesa uma sopa de osso de boi onde ele cozinha um a um e coloca no seu prato os seguintes ingredientes (respectivamente): cabeça de peixe, bucho de boi, tripa de ganso e mais uma "ruma" de coisas que nem ouso perguntar o que eram. A boa notícia esse que ao pensar nesses troços, você imagina um gosto horrível - mas é bem tranquilo de comer. Não é gostoso o suficiente pra querer repetir. Mas dá pra comer na paz de Jah Rastafari. Eu só me flagro pensando no seguinte: o desgraçado desse peixe tem que ter um corpo; se eu estou comendo a cabeça, tem alguém comendo o filé! A mesma coisa com a galinha: se eu tô comendo o pé, tem alguém que está comendo coxa e peito! Eu adoraria saber quem é esse sacana e como ele faz pra conseguir essas partes.
Abaixo, algumas fotos das tentativas de delícia que comi até o momento.










E, para finalizar, o programa que inspirou a criação desta coluna:

Eu comi pombo aqui. Infelizmente ele não foi preparado com o mesmo requinte do Awey de Petrópolis.

:)

2 comentários:

  1. Vou correndo praí.
    Tô louca pra perder vários quilos.

    SEM MAIS.
    =(

    ResponderExcluir
  2. Será que sua prima sobreviveria, morando aí?

    ResponderExcluir